Voz do Pastor

A Voz do Pastor...

Abril 2011
Uma vez mais o Senhor nos convoca a segui-lo pelos caminhos da Cruz a fim de sermos por Ele mergulhados no coração mesmo do MISTÉRIO DO AMOR: a Paixão, Morte e RESSURREIÇÃO através do qual seu AMOR triunfante nos envolve e nos encoraja à conversão do coração, para uma vida nova no amor! É a cativante experiência da Páscoa da Ressurreição do Senhor Jesus.
O Apóstolo Paulo, em sua Carta aos Filipenses, cap.2, coloca-nos em adoração contemplativa diante da grandiosidade deste Mistério de Amor: “Ele, sendo de condição divina, não usou de seu direito de ser tratado como Deus, mas despojou-se, tomando a forma de escravo. Tornado-se semelhante aos homens e reconhecido em seu aspecto como um homem, humilhou-se, tornando-se obediente até à morte, morte sobre um cruz. Por isso Deus o elevou soberanamente e lhe conferiu um nome que está acima de todo nome, a fim de que, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre nos céus, sobre a terra e sob a terra e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai!”
Esta solene e comovente proclamação, no contexto destes dias quaresmais, que nos direcionam para a grande celebração da Páscoa da Ressurreição, abre para nós um imenso horizonte de AMOR, de uma novidade de vida, de uma total revisão das razões do nosso viver e do nosso sentir, levando-nos a buscar no mistério pascal o sentido real da nossa vida neste mundo: experimentar profundamente a maravilhosa pessoa do Senhor Jesus Ressuscitado!
O Documento de Aparecida assim nos orienta: “O mistério pascal de Jesus é o ato de obediência e amor ao Pai e de entrega por todos os seus irmãos. Com esse ato, o Messias doa plenamente aquela vida que oferecia nos caminhos e aldeias da Palestina. Por seu sacrifício voluntário, o Cordeiro de Deus oferece sua vida nas mãos do Pai (cf.Lc.23,46), que o faz salvação ‘para nós’ (1Cor.1,30). Pelo mistério pascal o Pai sela a nova aliança e gera um povo que tem por fundamento seu amor gratuito de Pai que salva!” (D.A.143)
Eis o pano de fundo de tudo o que vamos viver nos grandes e santos dias em que a Igreja proclamará solenemente a narrativa evangélica da paixão, morte e ressurreição do Senhor Jesus.
Desde o Domingo de Ramos até à grandiosa Vigília do Sábado Santo, este AMOR infinito do Senhor por nós se desdobrará em diversas dimensões iluminadoras do nosso caminho cotidiano neste mundo: o significativo momento da Missa do Crisma, congregando os Presbíteros da Arquidiocese ao redor dos seus Bispos, para reassumirem seus compromissos sacerdotais de uma vida santa e apostólica, na presença de toda a Comunidade de fiéis; a evocação da Instituição da Santíssima Eucaristia, na Última Ceia; a adoração da Santa Cruz e a evocação do momento da morte do Senhor, ouvindo, no silêncio da fé, o eco do grito aflito: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?”; e a vibrante proclamação da Ressurreição, após a bênção do fogo, sinal do Cristo Ressuscitado, seguida da Missa da Ressurreição!
Todo este itinerário espiritual nos leva a sentir ainda mais fortemente no coração, o quanto urge para todos nós, Igreja do Cristo Ressuscitado, levarmos com coragem e destemor, a LUZ DO CRISTO RESSUSCITADO a este nosso Mundo tão imerso em densas trevas, asfixiado pelo ar de morte, oprimido por um vazio de Deus que é mais trágico do que os trágicos Tsunamis da natureza... Que a Páscoa encontre nossas Famílias vigilantes, iluminadas pela presença do verdadeiro amor, proclamadoras da sacralidade da vida, dom de Deus, desde a sua concepção até ao seu término natural. Que nossos jovens, nesta Páscoa, sejam ajudados a perceber a força iluminadora do verdadeiro amor e se disponham a partir para a conquista de outros jovens ainda prisioneiros dos esquemas da violência e da morte, a fim de mergulhá-los nas águas da vida e da alegria! Vamos, nesta Páscoa, meus Irmãos e Irmãs, proclamar com vigor e com o testemunho de nossa fé, que o Cristo ressuscitou para implantar um MUNDO NOVO, um Mundo de Amor, de Justiça, de Verdade e de Fé, de fraternidade entre todos os Povos, sem guerra e sem ódios.
Assim nos ajude a intercessão da Mãe da Ressurreição, a Santíssima Virgem Maria, que foi a primeira a receber a Luz do Cristo Ressuscitado, seu Filho amado!
Feliz e santa Páscoa para todos, Páscoa de uma vida nova, cheia de Luz, de Alegria e de Paz!

Nenhum comentário:

Obrigado pela sua visita!

De onde você vem?

Quem já veio aqui?