"Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro"Mt 6,24c



Com este lema que reproduz as palavras de Jesus Nosso Senhor em Mt 6,24 as igrejas do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) promovem a 3ª Campanha da Fraternidade Ecumênica centrada no tema Economia e Vida. Assunto mordente e convergente com a recente encíclica papal “Caritas in Veritate”, em que diante da crise financeira global se propõe um desenvolvimento integral, solidário e sustentável. O texto base da CF 2010 já disponível segue o método VER – JULGAR – AGIR. Inicia com a percepção da realidade do mundo de hoje onde a vida se encontra ameaçada, onde multidões de pobres sofrem a violência da fome e da carência de seus direitos fundamentais.

Globalização excludente e perversa que promove uma cultura consumista, que leva a degradação do meio ambiente e segue a risca a lógica do mercado como um ídolo absoluto. No julgar apresenta uma visão alternativa, o sonho de Deus, um reino de justiça e solidariedade colocando a pessoa e a vida no centro. Finalmente no agir se esboçam diretrizes operacionais para promover a vida, estimulando uma economia solidária, políticas públicas voltadas para a emancipação e dignificação dos pobres, e propostas de preservação do meio ambiente e Reforma Agrária.

A Arquidiocese de Niterói convida para o encontro de preparação e reflexão sobre esta Campanha da Fraternidade a ser realizado no dia 19 de janeiro próximo. Lembramos que o gesto concreto da CF 2010 vai ser destinado 60% para as comunidades eclesiais do CONIC e 40% para o Fundo Ecumênico de Solidariedade Nacional que apoiará projetos vinculados ao tema da campanha. Entremos de cheio nesta campanha para fazer acontecer uma economia humana, fraterna e de comunhão para que todos tenham garantida a vida.



+ Dom Roberto Francisco Ferrería Paz
Bispo Auxiliar de Niterói




Oração:

Ó Deus criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida.

Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da convivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho. Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.

Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida.

Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu reino.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Obrigado pela sua visita!

De onde você vem?

Quem já veio aqui?