Somos chamados a eternidade


"Somos chamados à eternidade. Deus nos criou para estar com Ele, para sempre. Isso vos ajudará a dar sentido pleno às vossas escolhas e a agregar qualidade à vossa existência".

"De fato, o cristianismo não é primariamente uma moral, mas experiência de Jesus Cristo [...]. Neste amor se encontra a fonte de toda a vida cristã e a razão fundamental da evangelização: se temos verdadeiramente encontrado Jesus, não podemos deixar de testemunhá-lo àqueles que ainda não encontraram o seu olhar!"

O Santo Padre incentivou os jovens a não perder a coragem e não renunciar a seus sonhos. "Ao contrário, cultiveis no coração o grande desejo de fraternidade, justiça e paz. O futuro está nas mãos de quem sabe procurar e encontrar razões fortes de vida e de esperança".


Projeto de vida

O Papa defendeu que os jovens de hoje também se colocam frente à pergunta "O que devo fazer?", diante de escolhas fundamentais que interrogam o sentido da existência. Tais questionamentos não merecem respostas superficiais, pois ajudarão a atender as expectativas de vida e felicidade, garante o Papa.

"Não tenhais medo de afrontar essas questões! [...] Para descobrir o projeto de vida que pode fazer-vos plenamente feliz, colocai-vos em escuta a Deus, que tem o seu plano de amor por cada um de vós. Tenhais certeza de que Ele vos responderá. Não tenhais medo de sua resposta!", exclamou.


Vocação e vida eterna

Vem e segue-me é o convite de Jesus ao jovem rico. A esse respeito, o Santo Padre ressaltou que a vocação cristã é proposta de amor que somente pode se realizar através de uma resposta de amor. "A tristeza do jovem rico do Evangelho é aquela que nasce no coração de cada um quando não se tem a coragem de seguir a Cristo, de fazer a escolha certa. Mas nunca é tarde demais para responder-Lhe!"

O Pontífice pediu que os jovens permaneceçam atentos para perceber se o Senhor lhes convida a uma entrega radical da vida, seja como padres ou na vida religiosa e consagrada. "Ele [Jesus] sabe doar profunda alegria àqueles que respondem com coragem!", disse Bento XVI.

Aos que sentem a vocação para o matrimônio, o Papa instou "a acolhê-la com fé, empenhando-se em colocar uma base sólida para viver um amor grande, fiel e aberto ao dom da vida, que é riqueza e graça para a sociedade e para a Igreja".

Sobre o significado da vida eterna, o Santo Padre explicou que as palavras de Jesus "indicam uma proposta exaltante de felicidade sem fim, da alegria de ser preenchido pelo amor divino para sempre".

O Papa defendeu que a ação de se interrogar sobre o futuro definitivo da vida ajuda a dar sentido pleno à existência, com base em horizontes mais amplos, "que ajudam a não absolutizar a realidade terrena, sentindo que Deus nos prepara um perspectiva mais ampla".


Mandamentos

De acordo com Bento XVI, Jesus recorda ao jovem rico que os dez mandamentos são condições necessárias para alcançar a vida eterna porque educam o homem para a verdadeira liberdade. "Escutá-los e colocá-los em prática não significa se alienar, mas encontrar o caminho da liberdade e do amor autêntico, porque os mandamentos não limitam a felicidade, mas indicam como encontrá-la".

Por fim, o Santo Padre convidou os jovens a conhecer a vida dos santos e a se empenharem na construção da civilização do amor. "Se seguirdes a sua palavra, também a vossa estrada se iluminará e vos conduzirá a metas elevadas, que dão alegria e sentido pleno à vida", concluiu.

Nenhum comentário:

Obrigado pela sua visita!

De onde você vem?

Quem já veio aqui?