Quarta-feira de Cinzas


A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma) ou quarenta e seis dias contandoos domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.





A Quarta-Feira de Cinzas

- Histórico:
A Quarta-feira de Cinzas é o início da Quaresma, dia de penitência onde nas igrejas as cinzas são impostas em nossas frontes com intuito de conversão e credo naquilo que o Senhor Nosso Deus nos pediu na Sagrada Escritura. Esta tradição teve origem no século X e as bênçãos das Cinzas (dentro da missa ou dentro de uma celebração da Palavra) se inspiram na Escritura: Gn, 3, 19 e Mc 1, 15. As cinzas significam/simbolizam a condição pecadora do homem.  O pecado é condição de morte. Cristo é sinal de vida eterna e Ressurreição.
As Cinzas são oriundas dos ramos abençoados no Domingo da Paixão do Senhor, do ano anterior, seguindo um costume que se remonta ao século XII. A forma de benção faz relação a condição pecadora de quem a recebeu.
- Reflexão
Remontar e assumir a condição humana não é acatarmos face pecadora nossa, mas sim nossas limitações quando estamos longe daquilo que é de Deus. O Senhor enviou Seu filho para nos presentear com o Mistério da Redenção. Nosso pecados - por alto preço - foram pagos. Seguir pecando é desconsiderar todo este mistério e amor de Deus para conosco.

Nenhum comentário:

Obrigado pela sua visita!

De onde você vem?

Quem já veio aqui?