A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
A Quarta-Feira de Cinzas
- Histórico:
A Quarta-feira de Cinzas é o início da Quaresma, dia de penitência onde nas igrejas as cinzas são impostas em nossas frontes com intuito de conversão e credo naquilo que o Senhor Nosso Deus nos pediu na Sagrada Escritura. Esta tradição teve origem no século X e as bênçãos das Cinzas (dentro da missa ou dentro de uma celebração da Palavra) se inspiram na Escritura: Gn, 3, 19 e Mc 1, 15. As cinzas significam/simbolizam a condição pecadora do homem. O pecado é condição de morte. Cristo é sinal de vida eterna e Ressurreição.
As Cinzas são oriundas dos ramos abençoados no Domingo da Paixão do Senhor, do ano anterior, seguindo um costume que se remonta ao século XII. A forma de benção faz relação a condição pecadora de quem a recebeu.
- Reflexão
Remontar e assumir a condição humana não é acatarmos face pecadora nossa, mas sim nossas limitações quando estamos longe daquilo que é de Deus. O Senhor enviou Seu filho para nos presentear com o Mistério da Redenção. Nosso pecados - por alto preço - foram pagos. Seguir pecando é desconsiderar todo este mistério e amor de Deus para conosco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário